quinta-feira, 11 de março de 2010

JANELA DA ALMA





“Nossos olhos merecem cuidado especial, e os alimentos são fontes fundamentais para que eles se tornem cada vez mais eficientes”

Para uma boa visão, a alimentação balanceada rica em vitaminas, deve ser levada em consideração como o fator de estrema importância para que nossos olhos possam ver cada vez mais e melhor.

Segundo a Associação Americana Optometric, as folhas verdes principalmente o espinafre, fornecem ao  corpo nutrientes considerados essenciais na prevenção da catarata, principal causa da cegueira.

”Altas doses  dessa gordura são encontradas na retina e precisam ser constantemente renovadas .

O déficit dela, portanto, pode favorecer o aparecimento da doença”, justifica Elaine Chong uma das autoras do trabalho que avaliou mais de 6.000 mil pessoas de 58 a 69 anos.

Outra pesquisa em solo australiano, esta da Universidade de Sydney, endossa a conclusão dos seus conterrâneos.

Após investigar quase 2.500 voluntários num período de dez anos, os cientistas notaram que comer pescados no mínimo uma vez por semana já reduz a probabilidade de a mácula sofrer.

Longe  de ser apenas um mito, a cenoura realmente faz muito bem a visão, e o chef de cozinha e empresário Marcelo Freitas destaca que, assim como a raiz (cenoura), o espinafre e os ovos são ricos em luteína, antioxidante importantíssimo para a saúde ocular.

As vitaminas C e E também contribuem para uma boa visão e são encontradas em frutas cítricas e morango, na noz e no azeite de oliva extravirgem, respectivamente.

A nutricionista funcional Daniela Bastos Pozada diz que o ideal é que diariamente nas refeições haja pelo menos um tipo de folha verde-escura, além de um tipo dos outros alimentos fonte, principalmente quando estes tiverem vitaminas A.

Esta foi descoberta em 1913, como resultado da habillidade em prevenir cegueira noturna e xeroftalmia (endurecimento e ressecamento da mucosa dos olhos).

“Os alimentos fonte de vitamina A e betacaroteno são: leite, queijos, nata, fígado, rins, bacalhau, óleo de fígado de peixe, cenoura, abóbora, batata-doce, melão, toronja, damasco, brócolis, espinafre e a maioria das folhas verde-escuras”, informa Daniela.

Sobre a quantidade necessária para se ingerir semanalmente, Marcelo Freitas diz que o ideal é uma dieta balanceada com várias leguminosas, verduras, frutas, carnes e outros alimentos, que devem ser adotados sempre e não apenas com dia e hora marcada, mas recomenda que tais alimentos sejam consumidos pelo menos três vezes por semana.

O chef  ainda ressalta que a melhor combinação deve ser feita com criatividade; não devemos comer o mesmo alimento sempre, com o mesmo modo de preparo, pois corremos o risco de enjoar e retirá-los do cardápio regular.

“Misture, crie faça uma combinação diferente sempre que possível, tanto na apresentação como na forma de preparo: grelhados, assados, cozidos (tomando o cuidado sempre de não exceder o tempo de cocção para não destruir as vitaminas dos alimentos), ou mesmo combinando dois tipos de preparo”, finaliza.



Revista: Encontro.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails