sábado, 3 de março de 2012

NUTRIÇÃO, TIPOS DE GORDURA

Gordura em excesso elas causam grandes danos a saúde do coração, mas são importantíssimas para vários processos metabólicos essenciais à vida humana.
O segredo está no consumo moderado!

Quando pensamos em gordura, logo imaginamos uma substância maléfica, que é sinônimo de quilos a mais e de problemas cardiovasculares .
As gorduras, porém têm um papel importantíssimo na nutrição diária e são responsáveis por processos metabólicos vitais como a absorção das vitaminas A,D,E e K, e a reprodução humana.
Além disso, as gorduras fazem parte das substâncias que conferem sabor aos alimentos.
Mas como saber quais delas devem ser consumidas com cuidado? 
Descubra conosco.

Gorduras insaturadas: 
Gorduras insaturadas são aquelas que tem um efeito positivo para a saúde, ajudando a diminuir o nível do LDL, o mau colesterol.
Elas são divididas em gordura monoinsaturada e poli-insaturada é encontrada em peixes (ômega3,6, e 9), na soja e nos grãos.
Já a gordura monoinsaturada encontra-se nos óleos vegetais como o azeite, girassol,gergelim, amendoim e nas castanhas e sementes.
Vale lembrar que apesar de saudáveis, as gorduras insaturadas também são calóricas- cada grama contem cerca de 9 Kcal- e devem ser consumidas com moderação, especialmente para qwuem deseja manter ou perder peso.

Gorduras saturadas: 
 Este tipo de gordura aumenta o nível de LDL, levando ao entupimento das artérias que, por sua vez, podem causar sérios problemas cardíacos.
As gorduras saturadas também estão relacionadas à hipertensão.
Elas são encontradas em leites integrais e seus derivados, como queijos e manteigas, nas carnes, nos embutidos, nas gorduras animais como bacon, pele de frango e banha, nos miúdos,no óleo e derivados de coco, no óleo de dendê e no de algodão.
Alguns especialistas discordam dos males atribuídos à gordura saturada.
Eles alegam que povos que são tradicionalmente consumidores desta gordura-como os mediterrâneos, que apreciam manteiga, cremes, ovos, linguiça artesanal e gordura de cabra; e os japoneses que, apesar da alimentação equilibrada, consomem carne de porco e frutos do mar - têm baixos índices de doenças cardiovasculares e alta longevidade.
Os suiços são outro exemplo: alimentam-se de grandes quantidades de qwueijos e embutidos e hoje possuem uma longividade comparada a dos jponeses.
Porém, como muitos estudos classificam a gordura saturada como uma das vilãs do coração, seu consumo deve ser muito cuidadoso.

Gordura trans:

As gorduras trans são encontradas em inumeros produtos industrializados como bolachas recheadas, salgadinhos, sorvete, pipoca de micro-ondas, etc.
Elas são criadas após um prcesso de hidrogenação de óleos vegetais porque traz benefícios para a indústria alimentícia, como aumento da validade do produto, mais sabor e menor necessidade de refrigeração.
A gordura trans deve ser evitada sempre que possível pois pode causar ainda mais danos ao coração do que a gordura saturada.

DE OLHO NO RÓTULO :
Além do consumo bastante moderado de produtos de origem animal, a melhor forma de proteger a saúde das gorduras maléficas é observar os rótulos dos produtos industrializados.
A organizaçãoMundial de Saúde(OMS) recomenda a limitação do consumo de gorduras entre 15% e 30% do total da ingestão diária de energia, sendo que, dentro deste número, as gorduras saturadas não devem ultrapassar 10%.
Parece muito, mas não é: um sanduiche de fast food, por exemplo, atinge sozinho o limite do consumo diário de gordura. 

Matéria  da revista Plena.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails