domingo, 18 de outubro de 2009

QUEIJOS COMO ESCOLHER ?


Os queijos da hora

Em qualquer época, eles são boa pedida no dia a dia ou nas reuniões com os amigos. Alguns tipos de sabor mais intenso, no entanto, apresentam-se como os melhores para o consumo no inverno, puros ou em receitas de fondue,risoto,salada,sopa,aperitivo e até sobremesa.

BRIE: Cremoso e de sabor suave, o queijo  francês de mofo branco mais antigo leva o nome de uma província na região de LLê-de-France. É uma delicia em entradas, saladas, risotos, molhos e doces.
Pode se servido ainda com peras em calda, mel trufado ou geleia de frutas.


CAMEMBERT: Surgiu em 1920, na França com a introdução, em câmaras de maturação, do fungo Preninillium candidum, responsável pelo mofo da casca . A massa é cremosa e de sabor marcante, porém suave. Pode ser utilizado em entradas, saladas e risotos.


EMMENTHAL: Suíço, de sabor levemente adocicado, é bem macio. Entra na preparação de Fondues, sanduiches e Saladas.





GORGONZOLA: Italiano. leva o nome de um vilarejo próximo a Milão. Tem consistência cremosa e quebradiça e sabor e aroma intensos. As veias azuis são formadas por fungos  Penicillium roqueforti. É ótimo em tortas, sopas, massas (com nozes), molhos, recheios e saladas (de Índivia) ou para acompanhar algumas massinhas assadas, com focaccia e crostini.




GRUYÈRE: De origem Suíça, tem textura densa e sabor adocicado e frutado, ideal para fondues ou para gratinar batatas.





PARMESÃO: Feito com leite semi desnatado, esse queijo de origem Italiana tem pouca umidade, sabor picante e aroma rico. Pode ser consumido em lascas in natura ou em saladas e tortas, ralado em massas, risotos e aperitivos, como canapês de carpaccio.




PRÓVOLA: Embora seja da familia do provolone, esse Italiano não é defumado ou maturado. Macio, tem sabor ligeiramente adocicado. Fica ótimo a parmiggiana ou gratinado no forno, coberto com molho de tomate.



PROVOLONE: Pode ser maturado ou fresco e é encontrado em diversos tamanhos. Feito de leite de vaca ou de búfula, tem sabor forte, que varia do picante ao doce. Fica muito bom quando empanado com farinha de pão. Em fatias, pode ser servido em sanduiches e aperitivos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails