sexta-feira, 9 de julho de 2010

O PODER MILAGROSO DO CAFÉ


Ao tomá-lo você pode prevenir doenças do coração, diabete-e até câncer.

“Se não fosse o café”, brincou uma vez o apresentador David Letterman, “ eu não teria personalidade”.
Quem começa o dia com uma xícara na mão pode entender.
Mas não se preocupe, Café faz mal? Relaxe.
A má reputação vem sendo repensada graças a estudos de grande escala.
Consideremos o Programa cardíaco de Honolulu: nos anos 60, os médicos imaginavam que o café poderia aumentar o numero de ataques cardíacos, então pesquisaram 8 mil homens sobre a quantidade de café que ingeriam.
Quarenta anos depois  não foi encontrada nenhuma ligação entre a quantidade de café que ingerida e a ocorrência de enfartes.
No entanto, quem tomava antes 6 xícaras por dia se mostrava 5 vezes menos propenso a desenvolver mal de Parkinson, diz o neurologista e pesquisador Webster Ross.
Dando ainda mais motivos de alegria para quem gosta de café, e, 2003, pesquisadores de HAVARD descobriram que quem tomava de 4 à 5 xícaras diárias reduziam o risco de diabete tipo 2 em até 30%.
E cientistas da universidade de Munster, na Alemanha, identificaram um composto no café que talvez nos proteja contra o câncer de cóllon.
Café provoca ansiedade?
Talvez se bebermos mais do que estamos acostumados.
“Mas muitos estudos mostram que a cafeína de uma xícara de café aumenta a atenção e melhora o desempenho em testes de capacidade mental”, diz o psicólogo Andrew Smith, da Universidade Cardiff.
Durante anos, especialistas perguntaram se a cafeína afetaria a pressão sanguínea.
Então médicos da Universidade Johns Hopkins acompanharam mil ex-alunos de medicina durante mais de 30 anos e descobriram que quem bebia café apresentaram pressão arterial mais elevada, mas não se encontrava em grande risco de desenvolver hipertensão.
E um estudo grego sugere que uma xícara de café por dia nos protege contra doenças cardíacas, mas não para quem bebe em excesso, os especialistas concordam: beber até três xícaras diárias é seguro.

Revista Claudia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails