segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DICAS DE TIPOS DE FEIJÃO




Feijão paixão brasileira

O Brasil produz 3 milhões de toneladas de feijão ao ano: 70% do tipo carioca, 20% do tipo preto e 10% divididos entre os demais tipos. Todos são cultivados o ano inteiro na maioria dos estados brasileiros.
Mas a preferência varia de acordo com a região, cada um com suas receitas típicas.





CARIOCA: O feijão carioca é o preferido entre os brasileeiros, pois ele faz um casamento perfeito com o arroz branco, e é o melhor tipo para o preparo do TUTU de feijão.
É semelhante ao feijão mulatinho, muito utilizado no nordeste.






JALO: Gaucho e de cor bege, é bom para saladas e sopas. Ficauma delicia quando cozido com água, sal e alho frito.





JALO-ROXO: Maior que o jalo comum, é bom para saladas e sopas. Os dois são muito consumidos em Minas Gerais, São Paulo e Goias.




PRETO: O feijão da nossa tradicional feijoada é mais consumido nos estados do Rio Grande do Sul,
Espirito Santo, Santa Catarina, Paraná e, principalmente no Rio de Janeiro.




ROSINHA: Ideal para molhos e saladas, fica ainda mais saboroso se temperado com alho e cebola ou, depois batido, misturado com leite de coco. É muito popular em Minas Gerais, São Paulo e Goias.




AZUKI: Pequeno, os grãos têm sabor levemente adocicado. São a base de pratos japoneses, como o cekihan, cozido no vapor com arroz, e doces, como o yokan.






BRANCO: Semelhante ao jalo mas com tonalidade mais clara, ele é próprio para saladas e o ingresiente principal do CASSOULET prato de origem Francesa. Seu consumo é mais comum nas Capitais da  Região Sudeste.



MOYASHI: Indicado para omeletes, sopas e saladas, pode ser usado também na decoração de pratos, é mais consumido no estado de São Paulo.



ROXINHO: Seus grãos miudos são muito apreciados na região de Minas Gerais, São Paulo e Goias, em inumeras receitas...



FRADINHO: Os grãos miudos e claros, dão consistência ao acaraje e  são ótimos em saladas. São muito comuns no Nordeste.



VERDE: É um grão que pode ser consumido fresco ou seco, No NOrdeste é também conhecido como feijão-de-corda ou feijão-de-apanhar (porque as vagens são colhidas, uma a uma, com as mãos). fica uma delicia com quiabo e maxixi.



BOLINHA: Bastante consumido no Sudeste, é ligeiramente arredondado e fica excelente em saladas e sopas.



VERMELHO: De cor intensa, pode ser temperado com alho e cebola para servir de acompanhamento para a carne-seca. Seu consumo é bem mais acentuado na Região Sudeste.



RAJADO: Graúdo, fica delicioso em sopas e caldos com carnes ou em saladas de folhas variadas, como agrião, escarola e rúcula. É mais conhecido em Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails