Osteoporose e as mulheres:
O Estudo Brasileiro de Osteoporose-Brazos: Brazilian Osteoporosis Study aponta que nove em cada dez mulheres brasileiras não consomem a quantidade de cálcio recomendada para suprir as necessidades do organismo.
Uma das possíveis conseqüências dessa deficiência na ingestão do nutriente é a incidência da osteoporose- uma doença silenciosa, caracterizada pela fragilização dos ossos, que já afeta 10 milhões de pessoas no Brasil.
De acordo com o BRAZOS, uma em cada três mulheres acima de 50 anos está propensa a desenvolver a doença.
CÁLCIO:
Consumido na quantidade certa evita a osteoporose
Além do leite, vegetais verde-escuros, peixes e frutas são ricos no mineral
A osteoporose é uma doença que assombra a maioria das mulheres no período da menopausa.
Por isso, para evitar problemas no futuro é necessário consumir a quantidade diária de cálcio corretamente, de preferência até 35 anos: período que a absorção pelo organismo é ainda mais rápida.
Quando se fala em alimentos com cálcio logo se lembra do leite e seus derivados.
Mas há outras opções que podem substituir e ajudar a completar a dose diária recomendada (1g para adultos): os vegetais verde-escuros, como o brócolis e a couve manteiga; os peixes, como a sardinha e o salmão; e as frutas, como o figo e damasco.
Segundo os nutricionistas uma dica é esperar duas horas para ingerir leite e seus derivados depois de comer alimentos que contenham ferro, como a carne vermelha, por exemplo isso porque o ferro dificulta o aproveitamento do cálcio pelo organismo.
“Outro cuidado é consumir alimentos com cálcio de maneira fracionada durante o dia, pois o mineral tem um limite máximo de absorção por vez”.
Confira, na tabela abaixo, a quantidade de cálcio que tem em cada um destes alimentos:
Porção (100gr) do alimento Cálcio (MG)
Amêndoa 254
Damasco 141
Figo 125
Brócolis folhas 513
Couve-manteiga 330
Castanha do Pará 192
Farinha de soja 324
Flocos de cereais 550
Leite condensado 262
Leite de vaca desnatado 124
Leite integral 909
Queijo prato 1023
A vitamina D é responsável por ajudar a absorver ao máximo o cálcio; o mineral além de evitar problemas com os ossos e cartilagens, regula a digestão, o metabolismo, e ajuda na cicatrização de feridas.
0 comentários:
Postar um comentário